#EstudoEmCasa@ AEMO PNL PNC INTERNET SEG. SEGURANET INFOPÉDIA RTP Ensina Visiokids

.

Endereços-Envio de notícias/trabalhos:

JORNAL-Envio de notícias/trabalhos: noticiasfrescas@avmanoeloliveira.pt Vê AQUI A ÚLTIMA EDIÇÃO

AGUSTINA BESSA-LUÍS E MANOEL DE OLIVEIRA

A LITERATURA E O CINEMA

«Agustina Bessa-Luís é uma das mais consagradas escritoras da
contemporaneidade portuguesa. Não será de estranhar que Manoel de Oliveira tenha recorrido ao seu talento para transpor os seus livros para a sétima arte.
Essa colaboração inicia-se com o filme Francisca, em 1981, que completa a "tetralogia dos amores frustrados", a partir do romance Fanny Owen.
Em 1993, Oliveira adaptou um outro livro, Vale Abraão, cujo nome é o mesmo do filme. Constroem a imagem de um Douro de rituais vinhateiros e de desejos imaginários e analisam a inevitável atracção que ele exerce sobre as personagens. Nos dois olhares, o do cinema e o da escritora, projecta-se o Douro das palavras, das imagens, dos planos narrativos e dos planos cinematográficos. A crítica recebeu com agrado esta obra, tendo obtido com ela vários prémios internacionais.

Mais tarde, Oliveira recorre de novo à escritora, interessado pelo tema de Fausto, a tentação diabólica, a luta do bem e do mal. Agustina apresenta-lhe o texto de O Convento em 1994, a partir do qual realiza um filme a que dá o mesmo título. Sendo o romance publicado mais tarde com o título As Terras do Risco.
No entanto, a cooperação com Agustina Bessa-Luís é mais extensa em 1996 com o filme Party, em que Agustina é responsável pelos excelentes diálogos que são de alguma forma o motor de toda a narrativa, dando vida à sucessão de “retratos” já habituais nas obras de Manoel de Oliveira, aliando a perfeição dos planos e da fotografia.
Não terminando por aqui, ainda outros trabalhos foram realizados em conjunto: Espelho Mágico, O Principio da Incerteza, Inquietude e uma participação especial enquanto "dama texto", em Porto da Minha Infância. Manoel de Oliveira num colóquio em 2010, revelou estar interessado em realizar um outro filme baseado na obra A Roda da Noite da sua estimada amiga e escritora Agustina Bessa-Luís.»

Universidade Lusófona do Porto/ 3º Ano Comunicação Audiovisual e Multimédia, “Os fimes”, Multiplex, Imagens em movimento, arte e ensaio [consult. em 04-10-2014] Disponível em: <http://multiplex.ulp.pt/ma.html >
Consulta realizada no âmbito do Projeto de Animação Comum de 2014/2015.