#EstudoEmCasa@ AEMO PNL PNC INTERNET SEG. SEGURANET INFOPÉDIA RTP Ensina Visiokids

.

Endereços-Envio de notícias/trabalhos:

JORNAL-Envio de notícias/trabalhos: noticiasfrescas@avmanoeloliveira.pt Vê AQUI A ÚLTIMA EDIÇÃO

SEMANA DA LEITURA

SEMANA DA LEITURA
APRESENTAÇÃO DE PROJETOS INDIVIDUAIS DE LEITURA NA BIBLIOTECA ESCOLAR
 



Dicionário de personagens
1.   Indica a personagem de que mais gostaste ou aquela com quem mais te identificaste?

  - A personagem de que mais gostei foi o Chapeleiro Louco.


2.      Elabora uma pequena caracterização física e psicológica desta personagem.
        - O Chapeleiro é um homem com o cabelo ruivo desgrenhado, é alto, usa uma cartola grande e está sempre acompanhado pela Lebre de Março. É excêntrico e louco, é charmoso e adora chá.
3- Explica por que gostaste/te identificaste com esta personagem?
          - O Chapeleiro parece ser uma pessoa arrogante, mas é muito amigo das pessoas, tem uma personalidade diferente, é supercarinhoso, especialmente, com Alice e com a sua melhor amiga. Além de ser extremamente cortês, é também uma personagem diferente do habitual, uma vez que, por mais problemas que surjam, ele só quer a paz e tenta ver sempre o lado positivo das situações, ajudando sempre quem precisa.


Antologia pessoal
1.   Seleciona um pequeno excerto do livro de que tenhas gostado.
1.1  Copia-o e escreve uma pequena justificação, explicando a razão da tua escolha.

«Disseram-me que tinhas ido a casa dela,
E que lhe tinhas falado em mim.
Ela disse-me que eu era boa pessoa
Mas que não sabia nadar.

Ele mandou-lhes dizer que eu não fora
(E nós sabíamos que era verdade):
Se ela insistisse no assunto
O que seria de ti?

Eu dei-lhe uma, eles deram-lhe duas,
Tu deste-nos três ou mais;
Eles devolveram-te tudo
O que já fora meu.

Ora, se ela estivesse
Envolvida neste caso,
Ela confiar-te-ia a missão
De os pores em liberdade.

A minha ideia era que tu foras
(Antes de ela ter este fito)
Um obstáculo que se interpôs
Entre ele e nós.

Não lhe digas que ela os prefere,
Pois isto tem de continuar a ser
Um segredo em ti e mim,
Que os outros não saibam.»

     - Eu escolhi este excerto porque é a parte em que o coelho tenta provar que Alice está inocente, que não tinha sido ela a roubar as tartes.
2.    Uma vez terminada a leitura do livro que escolheste, apresenta-o à turma, indicando:
2.1  Como o conheci?
- Foi-me oferecido pela minha mãe.
2.2 Qual o seu aspeto mais simpático?
- A fantasia, as personagens e a própria história.
2.3 Qual o seu pior defeito?
- Não tem.
     2.4 Imagina que tinhas que alterar nele qualquer coisa. O que mudavas? Porquê?
       - Mudava a parte em que Alice voltou à vida dela, teria colocado Alice a viver no País das Maravilhas para sempre.
    2.5 Achas que este livro é um amigo para a vida ou vais esquecê-lo depressa? Justifica.
        - Acho que é um amigo para a vida, até porque nos ensina a sermos sempre sinceros e a colocar a amizade acima de tudo, bem como fazer de tudo para recuperar a paz e nunca deixar ninguém para trás.


Maria, 8ºAno