#EstudoEmCasa@ AEMO PNL PNC INTERNET SEG. SEGURANET INFOPÉDIA RTP Ensina Visiokids

.

Endereços-Envio de notícias/trabalhos:

JORNAL-Envio de notícias/trabalhos: noticiasfrescas@avmanoeloliveira.pt Vê AQUI A ÚLTIMA EDIÇÃO

Crítica ao livro O Feiticeiro de Oz

O Feiticeiro de Oz, de Frank L. Baum

   Nas minhas incursões diletantes pela biblioteca da escola, encontrei um livro que me trouxe à
memória as tardes da minha infância, em que me deleitava a ver o filme O Feiticeiro de Oz, imortalizado no cinema por Judy Garland no papel de Dorothy. Foram tardes memoráveis, de cheiro a leite com Nesquick, que a minha mãe me trazia para me aquecer a excitação de acompanhar a aventura de Dorothy com o seu cão Totó e dos seus três amigos: um Homem de Lata sem coração, um Leão sem coragem e um Espantalho sem cérebro, pela estrada de tijolos amarelos, à procura do Mágico de Oz.
   A obra de Frank L. Baum, O Feiticeiro de Oz, surgiu perante mim numa estante da BE, aconselhada pelo Plano Nacional de Leitura, para alunos de 5º ano, mas, quanto a mim, pode ser recomendada a qualquer pessoa, independentemente da idade que se tenha, pela beleza imagética e ficcional, pela mensagem encorajadora que nos dá para abraçarmos a vida e darmos valor a nós próprios.
   Com uma linguagem acessível e dinâmica pelo recurso ao discurso direto, o leitor é arrebatado pela atmosfera de narrativa fantástica de bruxas protectoras, animais que falam e sapatos que concedem poderes transcendentes, à medida que a aventura dos nossos heróis se desenrola.
No desenlace, reconhecemos um pouco de todos nós, seres humanos, nessas personagens: alguém que procura o Amor, a Coragem e a Inteligência, no caminho da sua vida.


Professora Paula Santos