#EstudoEmCasa@ AEMO PNL PNC INTERNET SEG. SEGURANET INFOPÉDIA RTP Ensina Visiokids

.

Endereços-Envio de notícias/trabalhos:

JORNAL-Envio de notícias/trabalhos: noticiasfrescas@avmanoeloliveira.pt Vê AQUI A ÚLTIMA EDIÇÃO

Ana Luísa Amaral


Ana Luísa Amaral (1956-)

 

A poetisa portuguesa Ana Luísa Amaral foi galardoada com o Prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-Americana. O prémio, no valor pecuniário de 42.100 euros, é atribuído pelo Património Nacional Espanhol e pela Universidade de Salamanca.

O prémio Rainha Sofia distingue a obra poética de um autor vivo cujo contributo para o património cultural do espaço ibero-americano seja significativo. Ana Luísa Amaral, que já tinha sido finalista desta distinção por duas vezes, torna-se agora a terceira autora portuguesa a receber o prémio, depois de Sophia de Mello Breyner (2003) e Nuno Júdice (2013), e a quarta escritora lusófona a ser distinguida, numa lista que inclui também o brasileiro João Cabral de Melo Neto (1994).

A presidente do Património Nacional de Espanha, Llanos Castellanos, elogiou a obra de Ana Luísa Amaral pela sua “mensagem de abertura, respeito, tolerância e reivindicação (...) que conseguiu unir às letras portuguesas o valor do pequeno e do quotidiano (...) como uma revelação e uma vivência metafísica, sempre a partir de uma experiência de ética, de compromisso com os direitos e liberdades e, sobretudo, para que a voz das mulheres seja ouvida”. Por sua vez, Ricardo Rivero, reitor da Universidade de Salamanca, enfatizou a forma como a autora “personifica alguns dos melhores valores ibéricos e ibero-americanos (...): a defesa da liberdade, a dignidade da pessoa e a equidade de género”.


In Lusa e PÚBLICO
(31 de Maio de 2021)



A poetisa Ana Luísa Amaral venceu o Prémio Literário Francisco de Sá de Miranda 2021, pela obra "Ágora", editada pela Assírio & Alvim, anunciou quarta-feira o Município de Amares, que promove a iniciativa. Duas semanas depois de escritora ter sido reconhecida pelo Prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-Americana. De acordo com o júri do concurso, presidido pelo professor da Universidade do Minho Sérgio Guimarães de Sousa, este livro de Ana Luísa Amaral "destacou-se" dos demais candidatos "pelo facto de, em intenso diálogo artístico com obras maiores da pintura, reescrever de modo intimista e fulgurante emblemáticos episódios bíblicos".

"Ana Luísa Amaral é uma das grandes vozes poéticas da contemporaneidade", acrescentou o júri, que contou ainda com a professora da Universidade da Madeira Ana Isabel Moniz e com o vereador da Cultura da autarquia, Isidro Gomes de Araújo.

Ana Luísa Amaral, "uma das mais relevantes poetisas da atualidade", aborda, na sua obra, traduzida para diversas línguas, "a memória e vindicação do feminismo português", destacou o júri do prémio Vergílio Ferreira 2021, presidido pelo espanhol Antonio Sáez Delgado, que considerou a escritora "uma das mais importantes vozes das letras portuguesas das últimas três décadas".

in DN com Lusa





















Nascida em Lisboa, em abril de 1956, a escritora e professora universitária Ana Luísa Amaral, tradutora de romancistas e poetas, vive em Leça da Palmeira desde os 9 anos.

A autora tem recebido múltiplas distinções ao longo da carreira, sendo as mais recentes o Prémio Vergílio Ferreira, da Universidade de Évora, o galardão espanhol Leteo, da Direção de Ação e Promoção Cultural de Leão, e o Prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-Americana, que reconhece o contributo significativo de uma obra poética para o património cultural deste universo.

Ana Luísa Amaral tem escrito livros de poesia, ensaio, teatro, ficção e também alguns títulos na literatura infanto-juvenil.

Literatura Infanto-juvenil:

·         Gaspar, o Dedo Diferente e Outras Histórias, (ilust. Elsa Navarro), Campo das Letras, 1999

·         A História da Aranha Leopoldina, (ilust. Elsa Navarro), Campo das Letras, 2000

·         A Relíquia, a partir do romance de Eça de Queirós, Quasi, 2008

·         Auto de Mofina Mendes, a partir da peça de Gil Vicente, (ilust.Helena Simas), Quasi, 2008

·         A História da Aranha Leopoldina, (ilust. Raquel Pinheiro), Civilização, Porto, 2010

·         Gaspar, o Dedo Diferente, (ilust. Abigail Ascenso), Civilização, 2011 (ed. revista)

·         A Tempestade, (ilust. Marta Madureira), Quidnovi 2011 - Plano Nacional de Leitura

·         Como Tu, (ilust. Elsa Navarro), Quidnovi, 2012

·         Lengalenga de Lena, a Hiena, (ilust. Jaime Ferraz), Zero a Oito, 2019

·         A História da Aranha Leopoldina, (ilust. Jaime Ferraz), Zero a Oito, 2019

·         Gaspar, o Dedo Diferente, (ilust. Chico Bolila), Zero a Oito, 2019

·         Como Tu, (ilust. Alberto Faria), Zero a Oito, 2020